O Cientista vai à Escola

Por acreditamos que nenhuma criança deve ir à escola sem nunca conhecer um cientista e depois do sucesso desta iniciativa que tem vindo a ser realizada desde 2020 em diversos programas de atividades do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, nomeadamente durante a celebração da Semana Mundial do Espaço e da Semana da Ciência e da Tecnologia, resolvemos que todas as semanas são boas para os cientistas irem à escola. Este Centro Ciência Viva tem contacto privilegiado com investigadores da Universidade do Porto e de outras Instituições Científicas disponíveis para visitar escolas (1º, 2º e 3º ciclo e ensino secundário), preferencialmente do concelho de Vila do Conde ou de concelhos limítrofes, e conversar com os alunos sobre as suas áreas de investigação ou sobre como é o dia-a-dia de um investigador. A tipologia das atividades desenvolvidas por parte dos investigadores pode ser experimental, palestra, saídas de campo e/ou projeto de investigação.

Para isso, enviem-nos o convite para info@viladoconde.cienciaviva.pt indicando:

1. Qual o dia e hora mais adequado para uma visita?

2. Que tema/área científica gostaria de ver abordado? (Física, Química, Bioquímica, Biologia, Geologia, Astronomia, Ser investigador)

3. Qual a idade dos seus alunos?

4. Qual a dimensão do grupo?

5. O que espera desta visita?

O convite será escolhido depois do CCVVC consultar um dos investigadores que visitará a escola. As visitas são limitadas à disponibilidade dos “nossos investigadores” e da disponibilidade logística/recursos humanos do Centro Ciência Viva de Vila do Conde.

Conheça alguns Cientistas Amigos do Centro Ciência Viva de Vila do Conde:

- Ana Cristina Rodrigues, Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (https://www.ipvc.pt/esa/)

- André Pereira, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=371837)

- José Luís Santos, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=202659)

- Paulo Simeão Carvalho, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (https://sigarra.up.pt/fcup/pt/func_geral.formview?p_codigo=202987)

Objetivos do Projeto “O Cientista vai à Escola”

- Incentivar a curiosidade e o gosto pelo saber/conhecimento;

- Fomentar o interesse pela ciência e tecnologia;

- Contribuir para o desenvolvimento da literacia científica junto de crianças e jovens;

- Incentivar à implementação de projetos científicos/tecnológicos nas escolas;

- Proporcionar o contacto com investigadores de diferentes áreas científicas;

- Dar a conhecer os nossos cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade;

Estamos aqui para INFORMAR, INSPIRAR, CATIVAR!

Para Reservas e Informações, contacte-nos:

Telefone: (+351) 252 633 383 (de segunda-feira a sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)

E-mail: visit@viladoconde.cienciaviva.pt

E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt

Consulte a GALERIA de imagens.

Esperamos ver-vos em breve na vossa Escola.

CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE VILA DO CONDE