• O que fazer perto da cidade do Porto

Se escolheu o distrito do Porto como o seu destino, o Centro Ciência Viva de Vila do Conde preparou-lhe uma lista com alguns pontos turísticos de interesse que poderá visitar e maravilhar-se a poucos minutos de distância do grande Porto.

 

 

 

1 - Centro Ciência Viva de Vila do Conde

 

Instalado no edifício da antiga Cadeia Civil, que cessou as suas funções nos anos 70 do século XX, este Centro Ciência Viva tem a configuração geométrica de um dodecágono, polígono de doze lados, e tem uma ligação privilegiada com a ciência e com a história da cidade de Vila do Conde.

 

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva. É um espaço plurifuncional de ciência e tecnologia, vocacionado para a difusão da cultura científica e tecnológica através da observação e experimentação, tendo como tema estruturante a “Água”. O Centro Ciência Viva disponibiliza Exposições Interativas, Laboratório, Auditório, Sala de Aquários, Sala Multifuncional, Espaços Expositivos, Sala de Geiseres, Loja da Ciência, Espaço Acqua e um Planetário Móvel.

  

   

 

 

 

2 - Mosteiro de Santa Clara


Com uma localização com uma vista privilegiada sobre a cidade, o Mosteiro de Santa Clara apresenta-se a todas as pessoas que chegam a Vila do Conde atravessando a ponte sobre o Rio Ave. Este monumento imponente, que já foi um convento feminino, encontra-se neste momento a ser convertido num hotel de 5 estrelas, com 90 quartos, restaurante e spa.

 
   

 

 

 

3 - Nau Quinhentista


Servindo de complemento à Alfândega Régia – Museu de Construção Naval, esta Nau Quinhentista poderá ser encontrada na zona ribeirinha de Vila do Conde, onde anteriormente se localizavam os estaleiros navais vilacondenses. Esta impressionante réplica de uma nau, que foi construída pelos estaleiros Samuel & Filhos, Lda, faz a ponte de ligação entre presente e o passado marítimo histórico de Vila do Conde, sendo atualmente um importante elemento de atração turística.

 
   

 

 

 

4 - Aqueduto


Construído no século XVII com o intuito de abastecer com água o Mosteiro de Santa Clara, este aqueduto de inspiração românica, é o segundo mais extenso do país. Concluído em 1714, este aqueduto que inicialmente tinha 999 arcos, faz ligação desde a nascente em Terroso até ao Mosteiro de Santa Clara, atravessando os concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim ao longo de cerca de 6 Km.

 
   

 

 

 

5 - Igreja Matriz de Vila do Conde


Esta Igreja Matriz, também chamada de Igreja de São João Batista, é um dos principais monumentos da cidade apresentando elementos de arquitetura gótica e renascentista, sendo também um dos mais importantes monumentos em estilo manuelino do país. A sua construção foi concluída no século XVI, estando classificada como monumento nacional desde 1910.

 
   

 

 

 

6 – Museu das Rendas de Bilros


Instalado em 1991 na Casa do Vinhal, típico solar urbano do século XVIII, o Museu das Rendas de Bilros tem como missão o estudo e a preservação tradição das Rendas de Bilros em Vila do Conde, no país e no Mundo, de modo a garantir uma maior produção e preservar o futuro desta técnica artesanal. Em estreita articulação com a Associação de Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde este museu apresenta também uma escola, propriedade da Câmara Municipal de Vila do Conde, que tem por objetivo principal assegurar a continuidade da tradição das Rendas de Bilros.

 
   

 

 

 

7 – Igreja Paroquial de Nosso Senhor dos Navegantes


Inaugurada em 1985, a Igreja Paroquial de Nosso Senhor dos Navegantes foi desenhada pelo arquiteto sacerdote Manuel Gonçalves e dedicada ao protetor dos pescadores e marinheiros, numa cerimónia presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Eurico Dias Nogueira. Reconhecida por todo o país e no mundo pela sua peculiar forma em barco, a igreja paroquial das Caxinas tornou-se uma referência de Vila do Conde e da própria Arquidiocese de Braga.

 
   

 

 

 

8 – Reserva Ornitológica de Mindelo


Localizada entre a foz do rio Ave e a foz do rio Onda, a Reserva Ornitológica de Mindelo abrange a parte litoral do concelho de Vila do Conde constituindo uma área de grande valor histórico e simbólico pelo seu pioneirismo da conservação da natureza. Atualmente incluída na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde, a Reserva Ornitológica de Mindelo constitui um local único no litoral norte português pela biodiversidade que alberga a nível da flora, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

 
   

 

 

 

9 – Castro de São Paio


Descoberto nos anos 50 do século XX por Fernando Lanhas e D. Domingos de Pinho Brandão, o Castro de São Paio é um afloramento rochoso essencialmente granítico, sobre o mar, junto a Moreiró, no extremo sul do concelho de Vila do Conde próximo do local onde desagua o rio Onda. Com uma geomorfologia, arqueologia e paisagem que tornam este sítio num lugar de distinção, no Castro de São Paio é possível encontrar a Capela de S. Paio e um castro, um pequeno povoado da Idade do Ferro que, na sua envolvente, apresenta vestígios atribuídos ao paleolítico.

 
   

 

 

 

10 – Cividade de Bagunte


Classificado como monumento nacional de 1910, é um dos grandes povoados da Cultura Castreja do noroeste da Península Ibérica e terá sido um centro populacional de apreciáveis dimensões com cerca de oitocentas casas, onde habitaram de duas a quatro mil pessoas, distribuídas por uma área de 52 hectares. Em posição dominante no alto de uma elevação proeminente, trata-se dum povoado fortificado da Idade do Ferro, posteriormente romanizado. Este local foi desde sempre cenário para lendas e histórias contadas através das décadas pelas populações locais. Um local cheio de magia, onde existiria uma Moura Encantada que por ali permanecia aprisionada ou um túnel secreto que ligaria a Cividade ao rio Ave, para fuga das populações em caso de ataque inimigo.

 

Localização

CENTRO CIÊNCIA VIVA DE VILA DO CONDE
Avenida Bernardino Machado, nº 96
4480 – 657 Vila do Conde

Horários

Ter-Sáb 10h-13h e das 14h-18h
Domingo e segunda-feira fechado

Social