O Centro Ciência Viva de Vila do Conde vai iniciar um novo é um projeto/oficina dedicado aos temas da biodiversidade e ao ativismo ambiental, em formato de academia, denominado Geração S(emente) - Exploradores do Futuro.

 

Cada semente é, simultaneamente, um reservatório de memória e uma promessa de futuro!
Inicialmente, juntamos um grupo de jovens exploradores da Natureza, entusiasmados e fascinados com a diversidade de seres vivos (animais, plantas, fungos, bactérias, ...), em particular os com quem partilhamos o espaço.
Depois, propomos um desafio à imaginação: E se pudéssemos explorar o futuro?
Temos então os ingredientes para uma aventura fantástica: conhecer a biodiversidade que existe no presente e, em equipa, procurar soluções para que, no futuro, possamos continuar a partilhar o planeta com criaturas grandes, pequenas, fofinhas, venenosas, do mar, da terra, noturnas, diurnas, estranhas ou familiares!
A curiosidade e a criatividade abrem a porta às aventuras! Vens vivê-las connosco?

 


Local
Centro Ciência Viva de Vila do Conde

 

Público-Alvo
Exploradores dos 10 aos 15 anos

 

Valor
Participação gratuita, vagas limitadas e inscrição por ordem de chegada

 

Calendarização

Sessão experimental gratuita: 8 de novembro 2025 – 10h-12h (inscrição obrigatória)
De novembro a junho: sessões bimensais, aos sábados de manhã

Sessões: 15 nov, 29 nov, 13 dez, 10 jan, 24 jan, 7 fev, 21 fev, 14 mar, 28 mar, 11 abr, 18 abr, 9 mai, 23 mai, 6 jun.

Início: 15 de novembro

 

Formador: André Rodrigues

 

 

OBJETIVOS:
Promover a curiosidade relativamente à biodiversidade global, mas com foco na biodiversidade local/regional;
Fomentar o pensamento crítico e o raciocínio científico, e aproximar jovens cidadãos da sua realidade local (O que é a biodiversidade? Quem estuda a biodiversidade? Porque é a biodiversidade importante? Que espaços de biodiversidade existem na minha rua, na minha cidade, na minha região? O que diz a Ciência sobre a biodiversidade, a nível local e a nível global?);
Envolver os jovens em processos de análise, planificação e decisão, com vista a criar um projeto a desenvolver até ao final do programa, com impacto na comunidade local;
Potenciar a criatividade dos participantes, procurando articular conhecimentos científicos com competências de organização, trabalho colaborativo, definição de prioridades e avaliação de impacto;
Desenvolver uma campanha de sensibilização/um projeto de intervenção/uma proposta à autarquia/outra ideia dos participantes, de forma a passar da teoria à prática (O que podemos fazer, no presente, para garantir a biodiversidade do futuro?).

 

DINAMIZAÇÃO:
André Rodrigues é licenciado em Biologia e Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia.
Exerce ou exerceu atividade como professor do ensino básico e secundário, educador do serviço educativo da Fundação de Serralves e do Coliseu do Porto, treinador de basquetebol, monitor em campos de férias e voluntário em projetos de conservação de tartarugas e do lobo-ibérico.
Acredita no potencial infinito da curiosidade, criatividade e imaginação das crianças e jovens para trazer mais conhecimento e compaixão ao mundo.
É um pouco de várias coisas, e não é especialista em nada. Gosta essencialmente de aprender, partilhar e experimentar. Vive fascinado pelas pessoas e o seu potencial, pela Natureza, o milagre da música e das emoções, e por todos os seres vivos.

 

 

 

Para Inscrições e Informações, contacte-nos:
Telefone: (+351) 252 633 383 (chamada para rede fixa nacional)
E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt

Localização

CENTRO CIÊNCIA VIVA DE VILA DO CONDE
Avenida Bernardino Machado, nº 96
4480 – 657 Vila do Conde

Horários

Ter-Sáb 10h-13h e das 14h-18h
Domingo e segunda-feira fechado

Social