O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído pela Assembleia da República em 2016, para assinalar o contributo dos cientistas para a sociedade. Celebrado a 16 de maio em homenagem a José Mariano Gago, que faria anos nesse dia, a Ciência Viva organiza a Conferência Caminhos do Conhecimento, convidando investigadores de diferentes áreas para apresentar e debater temas da atualidade científica com forte impacto na sociedade.
Em 2025, a Ciência Viva celebra o Dia Nacional dos Cientistas, reunindo investigadores, representantes institucionais, políticos e parceiros internacionais, para um diálogo aberto e urgente sobre os impactos da geopolítica na investigação científica, com foco na Ucrânia e na resiliência da comunidade científica em tempos de conflito. Ao longo do dia, serão debatidos temas que atravessam fronteiras – físicas e políticas – desde a necessidade de fortalecer e criar novas colaborações na rede científica, até à reconstrução e capacitação na busca de conhecimento.
O Centro Ciência Viva de Vila do Conde também irá celebrar esta marcante data na sociedade Portuguesa, tendo desta forma organizado um dia de portas abertas à comunidade e levando cientistas às escolas:
. Ao longo do dia
Acesso gratuito aos espaços expositivos para visitas livres;
. 10h30
Investigador Falador | Fabiana Neves, investigadora do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) vem à Escola Ciência Viva;
. 14h30
Dedo no Ar - Conversas com jovens investigadores na Escola Básica de Cantim-Reguenga (Santo Tirso) com Joana Pereira, investigadora do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
“O céu ao menos não tem muros e as aves não riscam fronteiras nem põem vidros partidos nas nuvens"
José Gomes Ferreira
