• A Água no Corpo Humano: O Sangue

EXPOSIÇÃO INTERATIVA “A Água no Corpo Humano: O Sangue”


A água é a essência da vida na Terra, tal como a conhecemos, sendo transversal a todos os seres vivos, em maior ou menor quantidade. Tomemos o exemplo do ser humano: embora em percentagem variável de pessoa para pessoa, mais de metade do nosso corpo é água e esta faz parte de todos os nossos órgãos (incluindo os ossos!) e constitui 90% do nosso sangue. Esta exposição, patente de forma permanente no Centro, explora conceitos de áreas do conhecimento tão diversas como a Matemática, a Física, a Química ou a Biologia de forma transversal, interdisciplinar e, sobretudo, divertida!

 

É preciso estar preparado para aceitar o desafio e entrar na exposição! Afinal, não é todos os dias que se tem a oportunidade de entrar num "vaso sanguíneo". Lá dentro, podemos explorar as funções e os elementos do sangue, o que acontece quando nos cortamos, o que se passa no sistema circulatório, os vários calibres de vasos, as transfusões de sangue e as doenças, entre muitas outras coisas. E tudo se explora de forma interativa. Quantos batimentos por minuto se podem ouvir num coração de um beija-flor? E de um elefante? Será possível viver sem sangue? Quantos litros de sangue temos no corpo? E quantos tipos? Podemos misturar? Existe sangue artificial? Esta é a exposição que tenta responder a estas e outras interrogações.

 

Podemos ainda experimentar e ouvir o efeito de uma montanha-russa no nosso coração, simular uma refeição no "restaurante sangue bom" com direito a uma avaliação das escolhas feitas na saúde do nosso sistema circulatório e explorar jogos sobre o sangue.

 

Localização

CENTRO CIÊNCIA VIVA DE VILA DO CONDE
Avenida Bernardino Machado, nº 96
4480 – 657 Vila do Conde

Horários

Ter-Sáb 10h-13h e das 14h-18h
Domingo e segunda-feira fechado

Social