Pensada como um espaço no qual os visitantes podem contactar e descobrir alguns dos seres vivos marinhos de Portugal, a Sala de Aquários do Centro Ciência Viva de Vila do Conde foi desenvolvida de modo a contribuir para a divulgação da necessidade de preservar estes importantes habitats marinhos. Para além da disposição de três aquários onde se podem observar diversas espécies marinhas, este espaço dispõe de vídeos subaquáticos nos quais é possível observar a interação da biodiversidade em zonas intertidais, enriquecendo e dinamizando o espaço.
Com um aquário principal com mais de 2000 litros de água salgada e com um fundo falso que procura simular o substrato rochoso da zona intertidal, os visitantes podem observar a interação de peixes como as douradas e robalos; podendo também ficar a conhecer várias técnicas de defesa e predação que alguns animais como os ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e anémonas apresentam.
Uma vez que as zonas intertidais são das regiões mais ricas em biodiversidade, esta sala dispõe ainda de um aquário de água salgada mais pequeno focado em várias espécies bentónicas como crustáceos, gastrópodes e alguns equinodermes. Permitindo uma interação mais próxima por parte dos visitantes, este aquário possibilita ainda a análise das várias técnicas de alimentação aplicadas por espécies necrófagas como alguns caracóis-do-mar, detritívoras como o pepino-do-mar e filtradoras como no caso dos mexilhões.
Para além do contacto direto com estas espécies dentro do nosso espaço, o Centro Ciência Viva de Vila do Conde realiza também Oficinas de divulgação científica em três contextos distintos: nas instalações do Centros; nas salas de aulas das Escolas e na modalidade de Saída de Campo, na qual as turmas escolares são orientadas numa visita realizada diretamente na Zona entre Marés. Estas e outras atividades podem ser consultadas no nosso PROGRAMA EDUCATIVO.