EXPOSIÇÃO INTERATIVA “A Água”


A água é a nossa matriz e dela nos auxiliamos para, através da observação e experimentação, perceber o mundo que nos rodeia e onde nos inserimos enquanto parte de um todo, maior que a soma das partes! Sendo que propriedades físicas e químicas da água são únicas e deslumbrantes, nesta exposição vamos visualizar e compreender vários fenómenos do mundo natural e conhecer parte da vida em meio aquático, numa celebração do esplendor da Água no planeta Terra.

 

Dispondo de um conjunto de módulos que permitem uma compreensão da temática da água de uma forma interativa, esta exposição aborda áreas como a biologia, física, matemática e a geologia. Descobre como se formam os anéis de ar debaixo de água e tenta fazer alguns como um autêntico golfinho, com a ajuda da água compreende o Teorema de Pitágoras e a força de Coriolis, observa e analisa o funcionamento dos nossos guéiseres e no módulo espelho líquido coloca a tua mão na água e fica maravilhado com o que vais observar. Podes ainda explorar e manipular uma fonte de água, através da variação da frequência de uma fonte de iluminação de modo a proporcionar um fenómeno visual bastante curioso.

 

Dispondo também de uma sala de aquários, os visitantes podem observar e interagir com alguns dos habitantes das nossas águas costeiras como ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e anémonas, ficando a compreender a importante necessidade de preservar a nossa orla costeira de modo a proteger estes importantes habitats marinhos.

Localização

CENTRO CIÊNCIA VIVA DE VILA DO CONDE
Avenida Bernardino Machado, nº 96
4480 – 657 Vila do Conde

Horários

Ter-Sáb 10h-13h e das 14h-18h
Domingo e segunda-feira fechado

Social