A Ciência Cidadã permite o envolvimento dos alunos e dos seus professores em iniciativas científicas autênticas, podendo constituir-se como uma via de promoção da educação em ciências de orientação CTSA, ao permitir que o aluno compreenda a ciência e as práticas de investigação científica e as aplique na resolução de questões ambientais reais e em colaboração com cientistas, com os seus professores e com a comunidade alargada.
Pretende-se assim capacitar os professores para a participação ativa em projetos de Ciência Cidadã, nomeadamente na exploração do ambiente e biodiversidade local e respetivo registo numa plataforma, sendo fundamentais na sua disseminação junto da restante comunidade educativa.
Formadora Responsável: Raquel Ribeiro
b-Learning (online e presencial)
Preço: Grátis
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O curso decorrerá entre os dias 13 de março e 15 de maio, com a seguinte calendarização.
Sessão I - 13/03 | 18:30h às 21:00h, quinta-feira (no Centro Ciência Viva de Vila do Conde)
· Apresentação do curso de formação - objetivos; cronograma e critérios de avaliação.
· Abordagem dos conceitos:
Ø Biodiversidade: Biodiversidade e os processos ecológicos inerentes; A biodiversidade no currículo; A importância da biodiversidade e dos Serviços dos ecossistemas para o ambiente e para a humanidade; A importância de preservar a biodiversidade; Principais ameaças à biodiversidade; Estratégias que visam proteger a biodiversidade
Ø Educação ambiental: ENEA – Estratégia Nacional de Educação Ambiental; Os Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável; A Educação Ambiental nos currículos; A transversalidade da Educação Ambiental;
Sessão II – 18/03 | 18:30h às 21:00h, terça-feira (na Plataforma online do Centro de Formação)
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Ciência Cidadã: definições, objetivos, potencialidades
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Ciência Cidadã como ferramenta educativa no ensino das ciências
Sessão III – 20/03 | 18:30h às 21:00h, quinta-feira (no Centro Ciência Viva de Vila do Conde)
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A Ciência Cidadã e o seu contributo para o conhecimento da Biodiversidade.
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Utilização de programas e Aplicações de smartphones para observação e registo da biodiversidade - Plataformas de Ciência Cidadã: Minka (https://minka-sdg.org/), WinkleWatch (https://littorina.at.biopolis.pt/winklewatch)
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Orientações para a elaboração de uma planificação e caderno/guia de saída de campo.
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Elaboração de uma planificação e caderno/guia de saída de campo para observação, caracterização e registo da Biodiversidade, utilizando as Plataformas Minka e Winklewatch
Sessão IV – 25/03 | 18:30h às 21:30h, terça-feira (na Plataforma online do Centro de Formação)
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Projetos relativos a estratégias de conservação da Biodiversidade:
Ø Projeto: Littorina, compreender a evolução da biodiversidade
Ø Projeto: ANERIS, rumo a uma rede de Biologia Marinha Operacional
Ø Projeto: BGE, Biodiversidade Genómica Europeia
Ø Projeto: REBN, Rede de Estações de Borboletas Noturnas
Sessão V – 29/03 | 08:00h às 12:00h, sábado (na Zona intertidal da praia de Vila do Conde)
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Saída de campo para observação, caracterização e registo da Biodiversidade, utilizando a plataforma WinkleWatch e Minka
Sessão VI – 09/05 | 20:30h às 23:30h, sexta-feira (na Reserva de Mindelo)
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Saída de campo à Reserva de Mindelo - projeto REBN
Sessão VII – 15/05 | 18:30h às 21:00h, quinta-feira (no Centro Ciência Viva de Vila do Conde)
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Análise e reformulação dos documentos elaborados na sessão III, de forma a adequá-los à utilização em contexto escolar, adaptando-os à realidade de cada escola.
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Elaboração de dois documentos finais relativos à planificação da saída e Caderno de Campo, para sua utilização a nível local, num ecossistema existente na zona envolvente da escola.
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Avaliação da ação de formação
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