As equipas dos Centros Ciência Viva estão prestes a conhecer quem as irá dirigir durante os dias 24, 25 e 26 de outubro. A iniciativa Hoje Quem Manda Sou Eu está de volta à Rede de Centros Ciência Viva, numa operação de divulgação do trabalho e da importância da Rede, promovendo a ciência a nível nacional.

Os diretores e as diretoras de cada Centro vão levar o seu cunho pessoal a diferentes cidades e equipas e o que será que trazem de novo? Encontros com Cientistas, saídas de campo, espetáculos que misturam arte e ciência, cozinhados em fornos solares, sessões de Astronomia… os programas vão ser diversos.

Raquel Ribeiro, Diretora do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, ruma até Figueira de Castelo Rodrigo, onde vai estar aos comandos do Centro Ciência Viva: Plataforma de Ciência Aberta. A “nova” Diretora desde Centro vai potenciar o diálogo entre comunidade local e científica em vários momentos com investigadores a desenvolver trabalho com impacto na região. Palestras, saídas de campo e até um almoço, não faltarão oportunidades para dar duas de letra com os investigadores convidados. E não se fica por aqui! A programação culmina com um espetáculo de circo, dança e matemática na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo: uma prova que as fronteiras só fazem sentido quando ténues, permeáveis e fecundas de miscigenação.

Até ao Centro Ciência Viva de Vila do Conde vêm elementos da equipa e convidados da Galeria da Biodiversidade: Centro Ciência Viva, do Porto, que trazem uma programação assinada por Maria João Fonseca, Diretora da Galeria da Biodiversidade - CCV. O investigador José Manuel Grosso-Silva, curador da coleção entomológica do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, leva os alunos e alunas da Escola Ciência Viva a conhecer os insetos com quem partilham o espaço circundante ao Centro. Quem visitar o Centro Ciência Viva de Vila do Conde nestes dias vai 'fazer o seu papel' no que toca a sustentabilidade ambiental numa atividade que junta a família e aguça a curiosidade no crescente que é a compreensão do nosso mundo. O presente que vão deixar? Uma experiência memorável através do concerto dos 'Disco Voador', onde a arte junta a voz à ciência para despertar consciências e acender inquietações, na senda continuamente renovada por um mundo melhor!

Imaginar, participar, envolver, criar, renovar e partilhar é o que a Ciência Viva pretende oferecer à comunidade que visita os Centros Ciência Viva do país.