Rede de Centros Ciência Viva junta-se às comemorações do 25 de Abril
“A Ciência saiu à rua num dia assim…” Inspirada em Zeca Afonso, esta frase reveste-se agora de alegria, vida e futuro. Esta é a campanha da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica para assinalar o 50.º aniversário do 25 de Abril, Dia da Liberdade.
Até ao final do ano, os 20 Centros Ciência Viva do país dinamizam atividades e ações alusivas à data comemorativa, para darem a conhecer os contributos dos cientistas portugueses para o avanço do conhecimento da sociedade, ao longo destes 50 anos.
O 25 de Abril teve um enorme impacto na educação e na ciência em Portugal, e os números falam por si: em 1970, 26% da população portuguesa era analfabeta. Atualmente, essa realidade afeta 3% dos portugueses. Os progressos na educação foram particularmente significativos para as mulheres, que representavam apenas 12% dos doutorados atribuídos em 1974 e, atualmente, já superam 50%.
Com esta campanha, a Ciência Viva desperta o público, de todas as idades, para o impacto que a Revolução de Abril teve em todas as dimensões da sociedade, particularmente na ciência e tecnologia.
Oficinas criativas, mesas-redondas, passatempos, promovidos pelos Centros Ciência Viva, a nível nacional, serão partilhados nesta plataforma: https://www.cienciaviva.pt/50-anos-25-abril/
Com “A Ciência saiu à rua num dia assim…” é também lançada uma aplicação de realidade aumentada acessível por QR Code, que permite aos utilizadores plantarem cravos virtuais. Para isso, basta apontar a câmara do telemóvel para qualquer ponto à escolha e adornar as cidades do país com estas flores de forte simbolismo.
Juntos, com a Ciência, pela Liberdade!