• EXPerimenta na Escola

O que é o projeto EXPerimenta na Escola?

Iniciado em 2017, pela necessidade de levar a ciência experimental aos alunos, o projeto EXPerimenta na Escola foi desenvolvido pelo Centro Ciência Viva de Vila do Conde com a intenção de expandir os conhecimentos adquiridos em sala de aula e estabelecer pontes de ligação entre o programa curricular e o mundo à nossa volta.

Integrando um conjunto de atividades selecionadas em estreita ligação com cada grupo de docentes, as oficinas científicas realizadas pela equipa do Centro Ciência Viva de Vila do Conde focam-se nos temas curriculares de ensino, incorporando uma forte componente prática de experimentação e de aprendizagens baseadas em investigação.

Com sessões realizadas mensalmente (ou na cadência acordada), cada atividade abrange diferentes áreas de conhecimento, servindo de porta de entrada para o pensamento crítico e a formulação de questões por parte dos alunos. O projeto EXPerimenta na Escola pretende que cada aluno questione, experimente e aprenda, num processo de interação natural com os pares e com os membros da equipa do Centro Ciência Viva de Vila do Conde.

Mais do que um caderno de atividades!

De modo a acompanhar os temas abordados nas várias sessões do projeto, cada aluno receberá o Caderno de Atividades – EXPerimenta na Escola. Muito mais que um simples arquivo de fichas, este caderno funciona como uma peça central no projeto EXPerimenta na Escola, transpondo o que se passa na sala de aula para o quotidiano.

Desde uma história introdutória cativante que abre o projeto, à inclusão das várias fichas com questões e protocolos científicos que convidam ao debate e permitem o acompanhamento dos vários temas científicos abordados nas atividades, o Caderno de Atividades – EXPerimenta na Escola serve como expansor do projeto ao incluir vários conteúdos informativos e propostas de atividades que podem ser realizadas ao longo do ano na escola ou em casa na companhia de familiares ou amigos.

De modo a fazerem um melhor acompanhamento dos temas curriculares de ensino transmitidos aos alunos ao longo do projeto, cada docente abrangido pelo programa EXPerimenta na Escola receberá também uma versão do Caderno de Atividades – EXPerimenta na Escola. Gostaria de saber como construir o seu próprio terrário? Gostaria de saber mais sobre o impressionante continente da Antártida? O Caderno de Atividades – EXPerimenta na Escola pode ajudar com isso e muito, muito mais!

Uma caixa de surpresas!

As atividades do projeto EXPerimenta na Escola são realizadas pela metodologia aprendizagens baseadas em investigação (Inquiry-Based Learning) que enfatiza a aplicação do método científico, estimulando a curiosidade e a observação, encadeando-se a resolução de problemas e experimentação. Nesse sentido, este projeto tem vindo a consolidar-se nesta metodologia com atividades que envolvem grande interatividade, desenvolvendo-se no formato de Oficinas de Ciência atrativas e adequadas a alunos de diferentes ciclos de ensino.

Desta forma, a nossa equipa desloca-se às salas de aula para dinamizar um número pré-definido de atividades de ciência e tecnologia que exploram os conteúdos curriculares. A implementação em cada turma ao longo do ano escolar é acompanhada de todo o material necessário, bem como de material de limpeza. Para além do seu Caderno de Atividades – EXPerimenta na Escola, cada aluno necessita apenas de um lápis e de uma borracha para participar nas atividades. Cada atividade incorpora ainda uma dimensão de sensibilização e educação para a sustentabilidade ambiental.

EXPerimenta na Escola em Valongo, um caso de sucesso!

Este projeto foi iniciado na freguesia de Campo no ano letivo de 2016/2017 em resposta a uma solicitação efetuada por uma equipa de psicólogos do Agrupamento de Escolas de Campo. A receção por parte da comunidade educativa foi tão positiva que no ano letivo seguinte a Câmara Municipal de Valongo levou à expansão do projeto aos restantes Agrupamentos. O EXPerimenta na Escola em Valongo, financiado pelo Município de Valongo e dinamizado pelo Centro Ciência Viva de Vila do Conde, permitiu, ao longo dos últimos anos, o contacto direto de milhares de crianças com um conjunto de atividades experimentais que abordam áreas científicas tão diversas como biologia, química, física, matemática, astronomia e educação ambiental, cativando tanto alunos como professores!

Gostaria que os seus alunos fossem acompanhados pela nossa equipa ao longo do ano letivo sem ter de sair da sua sala de aula? Gostaria que as escolas do seu concelho fossem abrangidas por um programa educação com um grande foco na componente prática de experimentação?

Então não hesite em entrar em contacto com o Centro Ciência Viva de Vila do Conde e tire todas as suas dúvidas relativamente ao projeto EXPerimenta na Escola.

Para mais Informações, contacte-nos:

Telefone: (+351) 252 633 383 (chamada para rede fixa nacional)

E-mail: info@viladoconde.cienciaviva.pt