Centro Ciência Viva de Vila do Conde   Mapa do Site   English Version
Pesquisa 


    O Centro Ciência Viva de Vila do Conde vai dinamizar, de 29 a 30 de Abril, de 2004, as Jornadas da Meteorologia, subordinada ao tema Estações Meteorológicas Automáticas: Certificação, Articulação e Exploração de dados.

    Esta iniciativa pretende proporcionar uma oportunidade de encontro e troca de ideias entre professores e especialistas desta área, promover o intercâmbio de experiências educativas na área da meteorologia e facilitar a partilha de experiências entre os dinamizadores de estações meteorológicas.

    Ainda sem programa definitivo podemos, no entanto, adiantar que a jornada incluirá momentos para comunicações, espaços para debates/mesas redondas e uma visita ao Instituto de Meteorologia e Geofísica da Universidade do Porto. Haverá ainda um espaço destinado à apresentação de posteres sobre trabalhos desenvolvidos nas escolas.

    A participação em todo o programa é gratuita e aberta a professores de qualquer formação inicial, não sendo exigido um trabalho prévio com estações meteorológicas. As inscrições deverão preferencialmente ser feitas on-line ou através do telefone 252 633 383 e estão LIMITADAS a 60 LUGARES.


    Comunicações apresentadas



    Meteorologia para a Protecção Civil, Costa Alves, Meteorologista.

    Práticas e Projectos de Meteorologia na Escola, António Gonçalves, E. S. Caldas da Rainha.

    Observações Meteologógicas Automáticas: Representatividade e Qualidade dos Dados, Luís F. Nunes, Instituto de Meteorologia.

    O Clima em Portugal nos Séculos XX e XXI: Clima observado e Tendências Climáticas, Fátima Coelho,Instituto de Meteorologia.

    Da Observação à Previsão, Isabel Barros, Instituto de Meteorologia.

    e-weather, Nuno Assis, E.S. Pinhal Novo




    Fotos da Visita ao Instituto Geofísico