Centro Ciência Viva de Vila do Conde   Mapa do Site   English Version
Pesquisa 

Scientia em Português

20-02-2003 16:37:00























O Scientia em Português é uma iniciativa que visa divulgar a face humana da actividade científica, dando a conhecer ao público em geral, e aos jovens estudantes em particular, alguns cientistas Portugueses, o seu percurso, o seu trabalho e as instituições que os acolhem.

Iniciando-se numa primeira fase com um ciclo de palestras, o programa terá posteriormente continuidade na apresentação de uma exposição construída pelos vários materiais relativos às investigações apresentadas (maqueta, utensílios, registos, amostras, equipamento, pequenas experiências, CD-Rom), acompanhados de elementos relativos ao investigador e dados sobre a instituição onde trabalha.

Instituições participantes:


    Instituto Hidrográfico
    Instituto Tecnológico e Nuclear
    Laboratório Nacional Engenharia Civil
    Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial
    Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
    Departamento de Física da Universidade de Aveiro


Palestras agendadas (5ªs-feiras, às 14:00):


10 de AbrilInvestigação do Mar

Instituto Hidrográfico

Cte. Lopes da Costa
8 de MaioO Mundo da Holografia

Departamento de Física da Universidade

de Aveiro

Dr. Pedro Pombo
15 de MaioOs Imanes das Rochas

Departamento de Geologia da FCUP

Drª Helena Sant´Ovaia
22 de MaioSistemas Operacionais em Oceanografia
Instituto
Hidrográfico

Engª Raquel Silva
29 de MaioOs sismos e o

Património Edificado


Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Engº Alfredo Campos

Costa

5 de JunhoTecnologias de

Radiação: o Futuro "radiante"


Instituto Tecnológico e Nuclear

Grupo

Tecnologias de Radiação(Drª Mª Luisa

Botelho, Doutor José Salgado, Drª Sandra Cabo Verde,

Dr. Luis

Ferreira e Drª Helena Casemiro
12 de JunhoAgitação Marítima:

Aquisição e Processamento de Dados

Instituto Hidrográfico

Engª Raquel Silva





Palestras já proferidas


  • Agitação Marítima: Aquisição e Processamento de Dados

    Eng.ª Raquel Silva
    Instituto Hidrográfico



    Nesta palestra descreveu-se o fenómeno de agitação marítima e os sistemas que permitem a sua caracterização. Assim, a sua jovem assistência (constituída essencialmente por alunos da Escola 2,3 Saúl Dias) ficou a saber como é feito o estudo das ondas de superfície geradas pelo vento (as mais energéticas do oceano e que são aquelas que vemos quando observamos o mar) necessário para a segurança da navegação, o estudo da erosão nas praias, o transporte de sedimentos, projectos de engenharia costeira e portuária, desenho de navios, investigação oceanográfica, entre outros. Por último, avaliaram o impacto do vento na formação das ondas num dos módulos interactivos da Exposição Permanente do nosso Centro.



  • Tecnologias da Radiação: O Futuro Radiante

    Grupo Tecnologias de Radiação
    Instituto Tecnológico e Nuclear


    O conjunto vasto e diversificado de palestras preparadas pelo Dr. José Salgado, Drª M. Luísa Botelho, Dr. Luís Ferreira, Drª Sandra Cabo Verde e Drª Helena Casimiro permitiram compreender que as tecnologias de radiação, geralmente tão negativamente conotadas, constituem um processo limpo, seguro e eficiente de efectuar uma larga gama de aplicações (esterilização de alimentos, tratamento de efluentes, esterilização de dispositivos médicos e farmacêuticos, obtenção de polímeros, aplicações na arte...) e podem, até, ser aplicadas aos produtos já acondicionados na embalagem final!





  • Os Sismos e o Património Edificado

    Engº Alfredo Campos Costa
    Laboratório Nacional de Engenharia Civil


    Nesta sessão do nosso programa o Engº Alfredo Campos Costa, investigador do Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil abordou os conceitos básicos relativos à definição e quantificação da acção dos sismos, referindo os fenómenos da sua geração e propagação. Nesta palestra interactiva proferida para o jovem público da Escola Secundária José Régio, foram apresentados filmes de ensaios destrutivos de estruturas edifícios testadas em plataformas sísmicas do LNEC e recorreu-se a um modelo físico experimental de uma pequena plataforma sísmica para demonstrar importantes fenómenos sismológicos. Discutiu-se também o conceito de vulnerabilidade e fragilidade das construções e apresentam se estudos recentes de avaliação de risco sísmico em Portugal.



  • Sistemas Operacionais em Oceanografia

    Eng.ª Raquel Silva
    Instituto Hidrográfico



    Durante uma hora a Engª Raquel Silva e um grupo de jovens, debateram a importância da Ocenografia Operacional em situações de crise no oceano, como sejam operações de salvamento e resgate (por exemplo o caso de entre os rios), mitigação de desastres ambientais (por exemplo o afundamento do petroleiro Prestige), ou apoio a exercícios militares. Neste tipo de situações as decisões devem ser tomadas com alguma antecipação, pelo que se torna necessária a previsão das condições do oceano numa base rotineira, e em tempo suficientemente rápido. A abordagem operacional exige o acesso a informação das condições do oceano em tempo real, mas também a informação anteriormente armazenada em bases de dados, para forçamento de modelos numéricos que simulam as condições oceanográficas.


  • Os Imanes das Rochas

    Dr.ª Helena Sant’Ovaia
    Universidade do Porto


    A Dr.ª Helena Sant’Ovaia, uma jovem investigadora do Departamento de Geologia da Universidade do Porto, conversou com professores e alunos do 11º e do 12º ano sobre geomagnetismo, numa palestra que teve direito a repetição, tal foi a afluência dos interessados! Começando por fazer uma breve abordagem histórica de onde se salientou o conhecimento que há mais de 20 séculos que os chineses tinham da “pedra-íman” (conhecida hoje como magnetite) e da importância da construção de bússolas na época dos Descobrimentos, o seminário mostrou, de forma simples e apelativa e com recurso a materiais trazidos pela investigadora, a importância dos minerais magnéticos e do magnetismo das rochas como “ferramentas” na compreensão dos fenómenos geológicos.



  • O Mundo da Holografia

    Dr. Pedro Pombo
    Universidade de Aveiro


    Em pouco mais do que uma hora de convívio com os jovens, o Dr. Pedro Pombo conseguiu demonstrar que o mundo de holografia é um mundo fascinante e cheio de surpresas. Referiu-se à origem da holografia, tendo explicado o seu funcionamento, aplicações e evoluções recentes. A assistência foi convidada a observar vários tipos de hologramas e, a pensar na possível adesão de alguns dos professores presentes a esta área da física, foram apresentados dois sistemas holográficos de fácil implementação nas escolas. De salientar que a apresentação, tal como é lema deste programa, foi feita de forma apelativa e com recurso a materiais trazidos pelo investigador.



  • Investigação do Mar

    Comandante Lopes da Costa
    Instituto Hidrográfico


    Conhecedor profundo dos sistemas hidrográficos, o Comandante Lopes da Costa soube demonstrar que a ciência e a tecnologia são instrumentos que permitem reduzir o impacto das actividades humanas, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e que o uso do mar, em segurança, requer uma efectiva capacidade científica. No decorrer da exposição foram apresentadas as actividades do Instituto Hidrográfico, designadamente nas áreas de hidrografia, navegação, geologia marinha, química e poluição, oceanografia física, sistemas de informação ambiental.
  • [Imprimir]